Cartões de Crédito

Cartões de Crédito

O Cartão de Crédito é um instrumento de pagamento electrónico que pode muito bem encaixar-se na categoria de um crédito pessoal.

Atribuído aos seus clientes pelas instituições bancárias, normalmente mediante o pagamento de uma anuidade, este tipo de cartão pode ser usado na aquisição de produtos e serviços sem a necessidade de dinheiro, nem físico nem electrónico (que no caso de um cartão de débito, por exemplo, é indispensável) e daí advém a inclusão da palavra crédito na sua caracterização.

Na verdade, estes cartões de plástico, munidos com uma banda magnética ou com um chip electrónico, pressupõem um contrato de crédito, normalmente a 30 dias, entre a instituição emissora e o seu portador, e no qual está contemplado o pagamento de juros.

Com limites que podem ir das poucas centenas até a vários milhares de Euros, os cartões de crédito revelaram-se uma autêntica revolução porque são aceites na esmagadora maioria dos estabelecimentos comerciais em todo o mundo.

Pese embora seja um instrumento bastante útil, seja pelo facto de evitar que se ande com dinheiro vivo em cima, seja pela facilidade que o crédito que lhe é inerente permite na hora de consumir, mesmo que não se tenha dinheiro nesse momento, a utilização do cartão de crédito obriga a uma série de cuidados e medidas de segurança.

Na hora de o entregar para fazer um pagamento, não convém nunca perder o seu cartão de vista, de modo a evitar possíveis tentativas de clonagem. Se decidir fazer uma compra numa loja virtual na Internet, assegure-se sempre de que o estabelecimento a quem está a fornecer os seus dados é de confiança e cumpre todas as normas de segurança electrónica online.

Por outro lado, não deve nunca esquecer-se de que vai ter que pagar tudo o que comprar com o seu cartão e que, na grande maioria das vezes, lhe sairá mais caro devido aos juros.

Faça o primeiro comentário a "Cartões de Crédito"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*