As taxas máximas de juros nos cartões de crédito desceram recentemente, e com esta medida, voltou a existir uma procura significativa por a adesão deste tipo de cartões.
Existe uma ideia errada em relação aos cartões de crédito porque são acusados de ser uma das principais razões de endividamento de muitas famílias. Não deixa de ser verdade, porém é necessário ter a clareza para perceber que isso acontece nos casos em que o uso do cartão de crédito é feito de modo irresponsável, porque caso contrário o cartão de crédito tem muitas vantagens.
Vantagens do cartão de crédito
Um bom auxílio para uma despesa inesperada
Em muitas situações da vida deparamo-nos com despesas da qual não estávamos a contar, e neste aspecto ter um cartão de crédito com plafon pronto a usar é sem dúvida uma vantagem.
Descontos em combustíveis e lojas
A nível de descontos varia consoante a instituição emissora do cartão, mas ao usar o cartão nas lojas aderentes pode poupar dinheiro entre outras vantagens associadas.
Crédito usado sem juros
Aqui aplica-se o pagamento total na prestação sobre o montante usado para ter direito a usufruir da isenção dos juros.
Protecção nas suas compras
Já a nível de segurança, que é sempre importante, maioria dos cartões têm um período de protecção em caso de roubo. Principalmente para usar o seu cartão de crédito em compras online, é bom para o cliente saber que está protegido numa eventual fraude online.
Programas de incentivo
Os programas de incentivo mais comuns, é o chamado cashback, que permite o retorno de uma percentagem nas suas compras mensais.
As desvantagens do cartão de crédito
Endividamento
O endividamento está sempre associado ao cartão de crédito porque muitas das pessoas que recorrem ao cartão, usam para compras supérfluas recorrentemente.
Naturalmente que neste caso o plafond rapidamente vai ficar esgotado, e como consequência terá na mensalmente, um encargo significativo com a agravante de juros que muito provavelmente vai ter um forte impacto na sua taxa de esforço.
Juros um pouco elevados
Em relação aos juros, é de conhecimento geral que este tipo de produto bancário é o que apresenta uma das taxas mais elevadas, porém foram revistas recentemente e com as novas regras os juros ficaram um pouco mais suportáveis.
Em caso de incumprimento também pode contar com uns juros acima da média e é por isso que é elementar saber usar o cartão de crédito com a máxima prudência.
Taxas nos levantamentos
Em relação às taxas, muitas instituições cobram uma taxa nos levantamentos em caixas multibanco. Neste caso o que pode fazer é quando souber que vai efectuar compras em lojas, dar preferência ao pagamento com o cartão ao invés de levantar no MB e pagar a dinheiro, assim irá minimizar os custos com as taxas.
Conclusão
O cartão de crédito tem que ser encarado como um crédito normal, porque de facto é o caso. A única diferença é o cliente ter a responsabilidade de o saber usar para não entrar numa espiral de dívidas por resultado de má utilização.
Mas se for uma pessoa responsável o cartão de crédito é um aliado em alturas de maior aperto financeiro e até o ajuda a poupar dinheiro em muitas situações.
Os cartões de crédito são muito vantajosos para quem os souber usar com cabeça. Eu pessoalmente opto pelo pagamento total na prestação sobre o montante usado para ter direito a usufruir da isenção dos juros.
Dessa forma, evito uma grandes desvantagens que são os juros elevados.